quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A Sociedade Lucrativa

 



O Capitalismo surgiu no séc. 18, e com com sua influência e objetivos (Lucro imediato, Privatização das empresas, Livre concorrência), pode influenciar a maioria dos países de todo o mundo, sejam forçados a adotar essa medida ou a adoção do mesmo foi pela livre escolha. Os países que ainda são Socialistas, ainda sofrem pressões vindas de nações capitalistas. O Capitalismo apresentou grande dinamismo ao longo de sua história e foi se transformando À medida que os desafios À sua expansão foram surgindo. Com o tempo sobrepôs-se a outros sistemas de produção, até se tornar hegemônico, o que é incontestável nos dias atuais. Considerando seu processo de desenvolvimento, costuma-se dividir o capitalismo em 4 fases: Comercial, IndustrialFinanceiro e Informacional. 


Capitalismo Comercial:
       (Mercantilismo)
Doutrinas:Surgiu com os Estados nacionais absolutistas e vigorou (passou a ser executado, realizado) durante durante o capitalismo comercial. Defendia a intervenção do Estado na economia e o protecionismo. Seus OBJETIVOS principais: fortalecer o Estado a aumentar a riqueza nacional via acúmulo de metais preciosos (ouro  e prata) e obtenção de superávits comerciais. Para seus teóricos a riqueza vinha do comércio (circulação).

Teóricos:Thomas Mun (Inglês), Jean-Baptist Colbert (Francês).

Potências:No início, Espanha e Portugal; depois, Inglaterra, Países Baixos e França.

Capitalismo Industrial: 
(Liberalismo) 
Doutrinas:Criticava o absolutismo e o mercantilismo: defendia, no plano político, a democracia representativa, a independência dos 3 poderes e a liberdade o indivíduo; e no econômico, o direito à propriedade, a livre iniciativa e a concorrência. Era contra a intervenção do Estado na economia e favorável à livre ação das forças do mercado. Para seus teóricos a riqueza vinha da indústria (produção).

Teóricos:Adam Smith (Escocês), David Ricardo (Inglês).

Potências:No início, Grã-Bretanha; depois, Estados Unidos, França, Alemanha e Japão.

Capitalismo Financeiro:
(Keynesianismo)
Doutrinas:Criticava o pensamento econômico clássico e o príncipio da "mão invisível", do suposto equilíbrio espontâneo do mercado, por isso defendia a intervenção do Estado na economia para evitar crises se superprodução como foi a de 1929. Propunha o aumento de gastos públicos como mecanismo para estimular o crescimento econômico e a geração de empregos.

Teóricos:John M.Keynes (Inglês), Joan Robinson (Inglesa).

Potências:EUA emergem como potência, seguidos por Alemanha Japão; Grã-Bretanha perde influência.

Capitalismo Informacional:
(Neoliberalismo)
Doutrinas:Busca aplicar os princípios do Liberalismo clássico ao capitalismo atual. Diversamente daqueles, os teóricos neoliberais não creem na regulação espontânea do sistema.Visando disciplinar a economia de mercado, aceitam uma intervenção mínima do Estado para assegurar a estabilidade monetária e a livre concorrência. Também defendem a abertura econômica/financeira e a privatização de estatais.

Teóricos:Alexander Rustow (Alemão), Milton Friedman (Norte-Americano).

Potências:EUA se mantém como principal potência, seguidos por Japão e maiores economias da União Européia. 






















Contact Us

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Published By Gooyaabi Templates |Powered By Blogger